Missa de São Josemaria na Catedral da Sé

No dia 27 de junho, a Catedral da Sé, em São Paulo, ficou lotada para a Missa em honra de São Josemaria, fundador do Opus Dei. A celebração foi presidida pelo Vigário Regional da Prelazia, Mons. Vicente Ancona Lopez e concelebrada por vários sacerdotes.

Em sua homilia, Mons. Vicente recordou que o trecho do Evangelho da Missa de São Josemaria, sobre a pesca milagrosa, era um dos episódios da vida de Cristo que mais o comoviam:  “ele gostava de meditar e de pregar sobre este episódio da vida do Senhor, pois via nesta passagem um quadro muito adequado para explicar a missão do Opus Dei e a chamada universal de todos os batizados à santidade e ao apostolado no meio do mundo”, explicou.

O Vigário Regional do Opus Dei, também ressaltou dois aspectos do Evangelho, que vão ao encontro da missão dos católicos. A necessidade do diálogo intenso com o Senhor: “só pescaremos nessas águas, só transformaremos o nosso ambiente profissional com os valores cristãos, se tivermos vida interior”, afirmou. Depois, lembrou da importância de sermos “pescadores de homens”, com um apostolado que passa pela amizade, levando os amigos a conhecerem Cristo de maneira racional.

Para encerrar, recordando o início do Ano Sacerdotal, Mons. Vicente ressaltou que São Josemaria também ensinava que pelo Batismo todos estamos chamados a ter alma verdadeiramente sacerdotal e mentalidade plenamente laical. Dessa forma, “Pelo Batismo todos os cristãos participam do sacerdócio de Cristo, e no meio do ambiente profissional e familiar, devemos saber que temos uma missão sacerdotal, isto é, de intermediários entre Deus e os homens.

Ao final da Missa, foi dada a Bênção, repetindo as mesmas palavras de São Josemaria, proferidas quando esteve em nosso pais, em maio de 1974:

“Que vos multipliqueis: como as

areias das vossas praias, como as árvores

das vossas montanhas, como

as flores dos vossos campos, como

os grãos aromáticos do vosso café”