5ª feira da 32ª semana do tempo Comum: Acolher o reino de Deus

Evangelho da 5ª feira da 32ª semana do tempo Comum. "Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem". Neste tempo na terra cabe a nós colocar desejos e atenção para ouvir o Senhor, deixar-lhe o leme de nossa alma e esforçar-se para seguir Suas inspirações em cada momento.

Evangelho (Lc 17,20-25)

Naquele tempo os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus.

Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: 'Está aqui' ou 'Está ali', porque o Reino de Deus está entre vós”.

E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. As pessoas vos dirão: 'Ele está ali' ou 'Ele está aqui'. Não deveis ir, nem correr atrás. Pois, como o relâmpago brilha de um lado até ao outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.


Comentário

Os fariseus pensavam que o Reino de Deus se manifestaria de uma forma grandiosa. No entanto, o filho de Deus, desde o seu nascimento em Belém, dá testemunho de que a Redenção que Ele vai realizar seguirá por caminhos muito diferentes dos que eles imaginavam.

O Reino de Deus chegou com tal simplicidade e normalidade que muitos não podem acreditar que já esteja presente entre eles. Eles acham escandaloso demais que a Verdade mais profunda irrompa de uma forma tão simples e discreta.

Jesus ensina que a fé é um dom que Deus dá aos simples de coração: às pessoas que sabem encontrá-lo no meio das ocupações comuns e nas pessoas com quem se relacionam. Basta ter um coração aberto para acolher, e jovem para querer aprender o que Ele nos ensina.

Deus nos fala através do Espírito. E Ele o faz quando quer e onde quer. Santa Teresinha expressava assim: “o Doutor dos doutores, ensina sem o ruído de palavras... Nunca o ouvi falar, mas, a cada momento, sinto que está em mim. Guia-me, inspira o que devo dizer ou fazer. Bem no momento em que preciso, descubro luzes que nunca tinha visto antes, na maioria das vezes, não é durante as minhas orações que elas surgem mais abundantes, é no meio das ocupações diárias...”[1].

Cabe a nós colocar desejos e atenção para ouvi-lo; em suma, deixar-lhe o leme da nossa alma e lutar para seguir as suas inspirações em cada momento.


[1] Santa Teresa de Lisieux, História de uma alma.

Pablo Erdozáin // Caleb Gregory - Unsplash