Evangelho de segunda-feira: Aspirar a algo grande

Evangelho da 2ª feira da 26ª semana do tempo comum. “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou." A grandeza dos filhos de Deus começa tornando-se pequenos para ser levantados pelos braços de Deus Pai.

Evangelho (Lc 9,46-50)

Houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de si e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”.

João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque não anda conosco”.

Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor”.


Comentário

No Evangelho da Missa de hoje, Jesus propõe um modo especial de crescer em intimidade com Ele: é o caminho da simplicidade. Enquanto os seus discípulos se complicam com pensamentos sobre quem seria o maior entre eles, o Senhor faz um gesto pequeno, mas significativo: abraça uma criança. Os discípulos aprenderiam assim que quem é simples como uma criança pode ser levantado pelos braços de Deus e atingir a grandeza de seus filhos.

Jesus não quer suprimir o desejo de plenitude dos seus discípulos, de aspirar a algo grandioso. No entanto, mostra-lhes que, se caírem na armadilha das comparações, perderão a sua energia inutilmente, pois para sermos grandes não precisamos que os outros sejam menores do que nós.

Também não ajuda nos deixarmos levar pelo desejo de controlar a atividade dos outros ou perder a nossa paz quando virmos que fazem um bom trabalho fora do nosso, pois “quem não está contra vós, está a vosso favor” (v. 50). A nova lógica que o Senhor propõe nos ajuda a curar as relações dentro das nossas famílias, no trabalho e especialmente na vida da Igreja. É por isso que São Josemaria animava: “Alegra-te quando vires que outros trabalham em bons campos de apostolado”[1].

Todos somos pequenos diante de Deus e os dons que Ele distribui aos seus filhos são uma riqueza para todos nós. Lembrar disto nos ajudará a superar rivalidades sem sentido, e a ver a pessoa que está ao lado, não como um rival, mas um irmão, alguém com quem podemos crescer juntos para alcançar a glória do céu.


[1] Caminho, n. 965.

Rodolfo Valdés // Foto: Xavier Mouton - Unsplash