8 de setembro: Natividade de Nossa Senhora

Festa da Natividade de Nossa Senhora. "José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo". Como São José, também nós somos chamados a deixar Nossa Senhora entrar em nossas vidas e a abrir-nos a uma nova esperança.

Evangelho (Mt 1,18-23) (forma breve)

A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.

José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. Enquanto José pensava nisso,
eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse:

"José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa,
porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho,
e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados".

Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta:

"Eis que a virgem conceberá
e dará à luz um filho.
Ele será chamado pelo nome de Emanuel,
que significa: Deus está conosco".


Comentario

A chegada de um novo ser humano ao mundo é sempre um sinal de esperança. Os pais – e, em geral, toda a família – muitas vezes sonham como a vida de seus filhos se desenvolverá, quais serão os talentos que Deus lhe dará, como a sua história será tecida ao longo dos anos. Assim, é fácil imaginar como o nascimento de Santa Maria também teria enchido os corações de São Joaquim e Santa Ana de esperança, e como eles teriam feito planos para o futuro da sua filha. No entanto, uma novidade estaria presente na vida de Nossa Senhora que vai muito além do que estes santos poderiam ter previsto. Uma novidade que surpreende Nossa Senhora no momento da Anunciação (cf. Lc 1,29) e que causa espanto em São José, como vemos no Evangelho da Missa de hoje.

Nossa Senhora nasceu para cumprir as promessas de Deus a seu povo: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel,
que significa: Deus está conosco” (v. 23). Mas estas promessas são cumpridas de forma inesperada, porque ela concebe mantendo o dom da virgindade. O Espírito Santo faz algo grande na vida de Santa Maria, Ele a torna Mãe de Deus, e assim ela passa a ser um sinal de esperança não só para o povo de Israel, mas para todos os homens.

A vida de Nossa Senhora é um grande presente para a humanidade. Ele nos fala de como o Senhor responde aos nossos mais profundos anseios e ao mesmo tempo os coloca em um novo horizonte. Grande seria a alegria de São José quando o anjo lhe disse para receber Nossa Senhora: era algo que ele certamente desejava de todo o coração, mas ao qual estava disposto a renunciar, pois pensava que desta forma estaria mais de acordo com o plano de Deus (v. 18-19). No entanto, São José recebeu algo ainda maior do que ele sonhava, porque o seu casamento com Santa Maria tornou-se parte dos planos de Salvação. Ele embarcou em uma aventura divina, na qual, junto com muitas alegrias, não faltaram obstáculos: o nascimento em uma gruta, a perseguição de Herodes, ter que recomeçar seu trabalho em diferentes lugares...

Como São José, também nós somos chamados a deixar Nossa Senhora entrar em nossas vidas e a abrir-nos a uma nova esperança, que supera os nossos sonhos e não nos decepciona.

Rodolfo Valdés // Photo: Gift Habeshaw, on Unsplash