12 de setembro: Santíssimo nome de Maria

Evangelho da festividade do Santíssimo nome de Maria. "Maria partiu apressadamente a uma cidade de Judá". Você e eu somos portadores de Cristo e vamos mostrá-lo ao mundo com prontidão e carinho.

Evangelho (Lc 1, 39-47)

Naqueles dias, Maria partiu apressadamente a uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com voz forte, ela exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre. Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!”

Maria então disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.


Comentário

Maria viaja depressa. O amor é diligente, supera a preguiça, as apreensões e a fadiga. Ela percorre um longo caminho até as montanhas da Judéia: mais de 100 km. Com certeza passaria por Jerusalém, pois Ain Karim estava a uma curta distância da cidade de Davi, e se aproximaria para adorar a Deus em seu Templo, levando Jesus em seu seio. Caminha com alegria, porque leva o Salvador do mundo e compartilha as maravilhas de Deus com Isabel, a quem tanto ama. Na Anunciação, o anjo não disse a Maria para ir visitar Isabel, é ela que toma a iniciativa. Como é importante que tenhamos iniciativas santas, que deem glória a Deus e ajudem os outros! Somos portadores de Cristo e devemos mostrar isso ao mundo com iniciativas que apoiem a ação do Espírito Santo para espalhar o amor de Deus ao nosso redor.

Maria cumprimenta quando entramos na casa: “A paz de Deus esteja com você”, e a sua voz virginal enche a sala. A casa de Isabel é iluminada com uma nova alegria. Duas mães se abraçam. Cada uma traz em seu ventre o fruto do amor misericordioso de Deus. E observemos: o Senhor permanece em silêncio, mas o seu silêncio é compensado pela Graça. Faz Isabel prorromper em um canto de louvor, chamando Maria por seu novo nome: Mãe do Senhor, e o filho que Isabel espera estremece de alegria. Deus quer se mostrar ao mundo através do carinho, através da amizade.

São Lucas não nos diz que São José estava presente, mas podemos pensar que ele acompanhou a sua Imaculada esposa naquela longa viagem. Ele também permaneceu em silêncio, maravilhado com as palavras de Isabel, ao ver que o Espírito Santo lhe havia dado a conhecer o mistério da plenitude dos tempos: que o Filho unigênito de Deus havia se encarnado no seio puríssimo de Maria. Muitas vezes São José lembraria daquele momento e o contemplaria de novo, como se estivesse presente e ouvisse novamente a saudação alegre de Nossa Senhora e as palavras de Isabel.

Miguel Ángel Torres-Dulce