“Dar é próprio dos enamorados”

O teu talento, a tua simpatia, as tuas condições... perdem-se; não te deixam aproveitá-los. - Pensa bem nestas palavras de um autor espiritual: "Não se perde o incenso que se oferece a Deus. - Mais se honra o Senhor com o abatimento dos teus talentos do que com o seu uso vão". (Caminho, 684)

E abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe presentes de ouro, incenso e mirra.Detenhamo-nos um pouco nesta passagem do Santo Evangelho. Como é possível que nós, que nada somos e nada valemos, levemos oferendas a Deus? Diz a Escritura: Toda a dádiva e todo o dom perfeito vêm do alto. O homem não consegue sequer descobrir inteiramente a profundidade e a beleza dos presentes do Senhor: Se conhecesses o dom de Deus!, responde Jesus à mulher samaritana. Jesus Cristo ensinou-nos a esperar tudo do Pai, a procurar, antes de mais nada, o reino de Deus e a sua justiça, porque tudo o resto nos seria dado por acréscimo, e Ele sabe de que coisas estamos necessitados.

Na economia da salvação, Nosso Pai cuida de cada alma com amorosa delicadeza: Cada um recebeu de Deus seu próprio dom, uns de uma maneira, outros de outra. Poderia, pois, parecer inútil esforçar-nos por apresentar ao Senhor algo de que Ele necessitasse; dada a nossa situação de devedores insolventes, nossas oferendas assemelhar-se-iam às da Lei Antiga, que Deus já não aceita: Não quiseste sacrifícios nem oblações, nem holocaustos pelos pecados, nem te são agradáveis as coisas que se oferecem segundo a Lei.

Mas o Senhor sabe que dar é próprio de enamorados, e Ele mesmo nos indica o que deseja de nós. Não lhe interessam as riquezas, nem os frutos, nem os animais da terra, do mar ou do ar, porque tudo isso lhe pertence. Quer algo íntimo, que temos que entregar-lhe com liberdade: Dá-me, meu filho, o teu coração. Estamos vendo? Ele não se satisfaz compartilhando: quer tudo. Repito: não anda procurando as nossas coisas; quer-nos a nós mesmos. Daí - e somente daí - surgem todos os outros presentes que podemos oferecer ao Senhor (É Cristo que passa, 35)

Receba mensagens por e-mail

email