Tudo em nossa vida é apostolado

Selecionamos textos de Álvaro del Portillo, primeiro sucessor de São Josemaria, que expõe a missão de todo cristão: ser apóstolo, fazer apostolado, aproximar todas as almas de Cristo.

Dom Álvaro durante a viagem à Terra Santa, poucos dias antes de falecer.

«Primeiro, oração; depois, expiação; em terceiro lugar, muito em ‘terceiro lugar’, ação» (Caminho, n.82). Não esqueçais que tudo na nossa vida é apostolado, porque podemos e devemos converter tudo em oração. O trabalho, unido à Santa Missa, é apostolado; o empenho por santificar os deveres familiares é apostolado. A oração e a mortificação chegam mais longe, a uma multidão de almas, e penetram mais profundamente do que podemos imaginar. Com estes meios, antes que com a ação, cumprimos a parte fundamental da missão que o Senhor nos en- comendou; ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28, 19).

Carta pastoral, 19-III-1992.

Audácia

Cheios de otimismo seguro, porque com nosso Deus Onipotente e Misericordioso, devemos sentir a alegria e o peso bendito que deriva de o Senhor ter-nos dado o mundo em herança (cfr. Sl 2, 8); e do fato de nos pedir que, com caridade e fortaleza, apesar de nossa evidente pouquidão pessoal, contribuamos a levar as pessoas ao caminho reto. Ao mesmo tempo, repete-nos o que disse aos primeiros Doze: laxa- te retia vestra in capturam! (Lc 5, 4), lançai as redes em meu nome!

Carta pastoral, 25-XII-1985.