Frequentar os santos sacramentos

Imagens de uma reunião no Peru, a 13 de julho de 1974. S. Josemaria fala dos sacramentos, sobre tudo da Confissão e da Eucaristia, para fortalecer a vida de relação com Deus.

Que faremos, pois, vós e eu? Frequentar os santos sacramentos, que são os meios que o Senhor nos deixou para nos mantermos na vida cristã.

O primeiro sacramento que está ao nosso alcance, é a confissão. E no santo sacramento da penitência, Ele, só Ele, só Deus, pode perdoar.

Jesus Cristo Senhor Nosso, que diz: Ego te absolvo, eu te perdoo os teus pecados; como quando levaram o paralítico e o puseram diante dele, e disse: são-te perdoados os teus pecados. E as pessoas pensavam: Quem é este homem, que se atreve a perdoar os pecados? Só Deus pode perdoar os pecados!

Mas o Senhor lê nas consciências e como lia nas consciências deles, disse-lhes: para verdes, para verdes..., que eu posso perdoar os pecados, levanta-te, toma a tua enxerga e anda! E o paralítico levantou-se curado.

Nós somos paralíticos tantas vezes. Não podemos fazer as boas obras de um cristão, porque temos tantas misérias: a soberba, a vaidade... A vaidade em vós que sois mulheres é um tanto desculpável. Mas também nós os homens somos vaidosos, bem!

Isso é o pior, que vergonha! Não é? E depois... e depois a sensualidade. Minhas filhas, tende cuidado no vestir, tende cuidado nas vossas conversas, no modo de se comportarem.

Olhai que tendes de pedir perdão ao Senhor não só pelos vossos pecados, mas a peccatis alienis munda me Domine, Senhor, perdoa-me dos pecados alheios,

dos pecados que talvez outros cometam por vossa culpa, pela vossa tontice, ou porque ides vestidas ou desvestidas de maneira escandalosa.

Já sei que aqui não sucede, porque a vida, o ambiente é cristão; mas como nunca se sabe, não é mal que penseis nisso para terdes cuidado.

E depois que faremos mais além da confissão? Levar outros a confessarem-se. Aos vossos amigos, familiares, conhecidos, colegas, companheiros de trabalho que estão afastados de Deus e não são maus, estão apenas abandonados. Não é que não tenham fé, dizem que não têm fé, mas não! Têm fé desde que receberam o Batismo. Mas por cima da fé foram-se acumulando tantas coisas sujas, inconvenientes, do pó do caminho, e isso só o pode tirar o sacerdote na confissão em nome de Jesus Cristo.

Levai os vossos amigos, se quiserdes que sejam fiéis, a confessar-se... e depois a comungar. Na Sagrada Eucaristia, sabei-lo como eu, está Cristo Senhor.

Oculto na Hóstia Santa, está realmente, verdadeiramente, substancialmente, com o seu Corpo, com o seu Sangue, com a sua Alma e com a sua Divindade.

E está ali para nosso alimento. Não deixeis de ir comungar com frequência.

Mas se tendes alguma coisa que... vos inquieta na alma, primeiro a confissão.

Primeiro a confissão. Sem as ideias claras, sem consciência limpa, não vades a comungar nunca, seria terrível.