eScrivaLite: um aplicativo para rezar com o Evangelho do dia

Este aplicativo gratuito facilita a meditação do evangelho da Missa do dia, com as obras de São Josemaria. A autora conta como nasceu o projeto e como funciona.

Baixe o aplicativo eScrivaLite no Google Play, Apple Store ou para Android


Quando o prelado do Opus Dei visitou Londres em dezembro de 2017, recordou a necessidade de colocar Cristo no centro das nossas vidas.

Ler e meditar com mais frequência o Evangelho da Missa do dia é uma boa forma de conhecer Jesus e ouvir a sua mensagem para aquele dia. São Josemaria aconselhava que lêssemos as passagens do Evangelho, tentando entrar nas cenas, como mais um personagem. Esta cadeia de ideias me fez querer saber o que São Josemaria tinha dito sobre determinadas passagens do Evangelho, e com isso veio o pensamento: Devia haver um aplicativo para isso!

Foi assim que surgiu o App eScrivaLite, que oferece o Evangelho do dia com textos das obras publicadas de São Josemaria que se referem a esta passagem. Pode ser uma referência passageira, ou a base de uma reflexão mais profunda, porém sempre oferece uma pista para aplicar o Evangelho às circunstâncias pessoais. Eu continuo melhorando o aplicativo, com atualizações e novas funcionalidades.

Santificar o “código” diário

Não existam celulares quando São Josemaria viu o Opus Dei em 1928, nem quando foi para o céu em 1975. Mas descobri que criar e desenvolver um aplicativo é uma boa forma de pôr em prática a mensagem de São Josemaria sobre a santificação do trabalho e da vida cotidiana. Encontro muitas oportunidades para viver a sua mensagem sobre a importância das pequenas coisas e o fazer tudo por amor. “Insisto: na simplicidade do teu trabalho habitual, nos detalhes monótonos de cada dia, tens que descobrir o segredo - para tantos escondido - da grandeza e da novidade: o Amor.” (Sulco, 489). Por exemplo, incluir comentários no código (é uma forma de ajudar outros desenvolvedores a entender a lógica usada na programação). É um trabalho bem chato, mas como qualquer outro tipo de trabalho pode se transformar em amor.

A serviço dos outros

Este trabalho me deu muitas oportunidades de pensar nos outros, procurando fazer com que a experiência do aplicativo fosse a melhor possível. Por exemplo, como o usuário quer chegar à informação com o menor número de cliques, eu tive que aprender novas técnicas ou desenvolver mais código para tornar isso possível. Em Forja São Josemaria escreve: “Oxalá saibas - todos os dias e com generosidade - sacrificar-te alegre e discretamente para servir e para tornar agradável a vida aos outros. Este modo de proceder é verdadeira caridade de Jesus Cristo” (Forja, 150).

Paz e alegria entre os insetos

A mensagem de São Josemaria sobre ser semeador de paz e alegria tem muita ressonância quando encontro bugs* no app. Várias coisas podem causar um bug, como uma mudança no conteúdo de terceiros com que o aplicativo não sabe como lidar. É preciso tempo e paciência para encontrar a causa, também conhecida como de-bugging, e depois oferecer uma nova versão do aplicativo para o usuário. “Nessa tarefa profissional, exercida de olhos postos em Deus, entrarão em jogo a fé, a esperança e a caridade. As vicissitudes, as relações e os problemas próprios do trabalho alimentarão a nossa oração. O esforço necessário para levar a cabo as tarefas diárias será ocasião de vivermos essa Cruz que é essencial a todo o cristão” (É Cristo que passa, 49).

Uma mensagem permanente

Claramente, a mensagem do Opus Dei não se dirige apenas aos criadores e designers de aplicativos, mas a todos aqueles que querem encontrar Deus no meio de sua profissão e ocupações diárias. É uma mensagem sobre tornar-se santo no meio do mundo, "amando apaixonadamente o mundo", como pregava numa homilia de 1967: “Não esqueçamos nunca: há algo de santo, de divino, escondido nas situações mais comuns, algo que a cada um de nós compete descobrir” ou “Não há outro caminho, meus filhos: ou sabemos encontrar o Senhor em nossa vida de todos os dias, ou não O encontraremos nunca” (Entrevistas, 114). A sua mensagem, que remonta ao século passado, é igualmente válida hoje, para pessoas como eu que trabalham em campos totalmente novos, e será a mesma no futuro: está atualizada permanentemente!

Um clique para se inspirar no Evangelho de cada dia

O aplicativo eScrivaLite oferece ao usuário uma forma fácil e atrativa de ler o Evangelho do dia e recordar os escritos publicados de São Josemaria relacionados com esse Evangelho. Oferece uma ferramenta para se aproximar de Deus no meio das tarefas profissionais e ali encontrar Jesus Cristo. Um dos pontos da época do Natal diz: “Filhos de Deus. - Portadores da única chama capaz de iluminar os caminhos terrenos das almas, do único fulgor em que nunca se poderão dar escuridões, penumbras ou sombras. O Senhor serve-se de nós como tochas, para que essa luz ilumine... De nós depende que muitos não permaneçam em trevas, mas andem por caminhos que levam até à vida eterna” (Forja, n. 1).

O aplicativo é gratuito, é fácil de usar, está em sete idiomas e você está a apenas um clique de receber inspirações diárias sobre a mensagem do Evangelho!

Ana Ferrer

Londres


* Bug (“inseto” em inglês) é o termo usado em informática para referir-se a um erro em algum programa.

Ana Ferrer