Perdoar, amar

Não precisei aprender a perdoar, porque o Senhor me ensinou a amar.

Dizia - sem humildade de fachada - aquele nosso amigo: “Não precisei aprender a perdoar, porque o Senhor me ensinou a amar”.

Sulco, 804

Ter o coração grande

Perdoar. Perdoar com toda a alma e sem resquício de rancor! Atitude sempre grande e fecunda. - Esse foi o gesto de Cristo ao ser pregado na Cruz: “Pai, perdoa-os, porque não sabem o que fazem”. E daí veio a tua salvação e a minha.

Sulco, 805

Esta há de ser a tua altitude perante a difamação. Primeiro, perdoar: a todos, desde o primeiro instante e de todo o coração. - Depois, amar: que não te escape nem uma falta de caridade, responde sempre com amor! (...)

Sulco, 920

Um coeficiente de dilatação enorme

Amar é ter o coração grande, sentir as preocupações dos que estão ao nosso lado, saber perdoar e compreender: sacrificar-se, com Jesus Cristo, por todas as almas. Se amarmos com o coração de Cristo, aprenderemos a servir, e defenderemos a verdade claramente e com amor.

É Cristo que passa, 158

Por muito que ames, nunca amarás bastante.
O coração humano tem um coeficiente de dilatação enorme. Quando ama, alarga-se num crescendo de carinho que ultrapassa todas as barreiras.
Se amas o Senhor, não haverá criatura que não encontre lugar em teu coração.

Via Sacra, 8, 5

Com quanta insistência pregava o Apóstolo São João o mandatum novum ! - “Que vos ameis uns aos outros!”
- Eu me poria de joelhos, sem fazer teatro - assim me grita o coração -, para vos pedir por amor de Deus que vos ameis, que vos ajudeis, que estendais a mão uns aos outros, que saibais perdoar-vos.
- Portanto, vamos banir o orgulho, ser compassivos, ter caridade; vamos prestar-nos mutuamente o auxílio da oração e da amizade sincera.

Forja, 454

Afogar o mal em abundância de bem

Soltaram-se as línguas e sofreste desfeitas que te feriram mais porque não as esperavas.
A tua reação sobrenatural deve ser a de perdoar - e mesmo pedir perdão - e aproveitar a experiência para desapegar-te das criaturas.

Caminho, 689

O amor às almas, por Deus, faz-nos querer a todos, compreender, desculpar, perdoar...
Devemos ter um amor que cubra a multidão das deficiências das misérias humanas. Devemos ter uma caridade maravilhosa, "veritatem facientes in caritate" , defendendo a verdade - sem ferir.

Forja, 559

Temos que compreender a todos, temos que conviver com todos, temos que desculpar a todos, temos que perdoar a todos. Não diremos que o injusto é justo, que a ofensa a Deus não é ofensa a Deus, que o mau é bom. No entanto, perante o mal, não responderemos com outro mal, mas com a doutrina clara e com a ação boa: afogando o mal em abundância de bem. Assim Cristo reinará na nossa alma e nas almas dos que nos rodeiam.

É Cristo que passa, 182

Tens de amar os teus irmãos, os homens, até o extremo de que mesmo os seus defeitos - quando não forem ofensa a Deus - não te pareçam defeitos. Se não amas senão as boas qualidades que vês nos outros - se não sabes compreender, desculpar, perdoar -, és um egoísta.

Forja, 954

Esforça-te, se é preciso, por perdoar sempre aos que te ofendem, desde o primeiro instante, já que, por maior que seja o prejuízo ou a ofensa que te façam, mais te tem perdoado Deus a ti.

Caminho, 452